Carta da Irmã Lucília - Agosto 2009

Postado 2009/08/01

Novidades de Inharrime, do Centro Laura Vicuña e das meninas

Queridas Madrinhas, queridos padrinhos, queridos amigos e amigas,
Deixei passar muito tempo sem dar asas ao meu coração, e sem partilhar com cada um e cada uma, não só os sentimentos, as emoções, mas também a vida vivida neste cantinho, tornado mais belo com o vosso contributo e com o vosso carinho.
As vossas e nossas crianças, sentem-se abençoadas pelo dom recebido. É um dom que as torna mais pessoa, lhes comunica alegria e felicidade.

As meninas internas, continuam a aumentar. O dormitório dos 3 aos 11 anos, vai recebendo mais camas, mais armários, e as meninas vão chegando e imediatamente se inserem no ambiente. Muitas mais deveríamos receber, mas temos consciência de que não se educa uma “massa”, que só a presença, o acompanhamento, podem gerar segurança. Estes dias chegou além da Aninhas que já está há alguns meses, a Alcinda e a Palmira. Outras estão à espera de lugar.
A semana de 19 a 26 é semana de férias. A Maior parte das internas foram visitar o elemento de família que têm.
As crianças apadrinhadas, ( já 540) estão a desenvolver-se bem. Há algum problema na distribuição das senhas para crianças que vivem muito longe. Descobri uns avós, que têm vindo buscar o leite para a sua netinha, cuja mãe faleceu tendo ela dois meses, e tem agora um ano, que vivem a 50km. Depois de dois meses sem virem buscar o leite, fui procurá-los e fiquei horrorizada, pois não imaginava que vivessem tão longe. A menina salvou-se, mas os avós fizeram cada mês 50km, a maior parte das vezes a pé, para levarem o leite à bebé!
Graças às jovens voluntárias, que acompanham cada família, conseguimos organizar a base de dados, tornando mais fácil a comunicação.
A escola secundária tem este ano 1300 alunos da 8ªà 10ª classe;

 

A primária tem 200 da 1ª à 3ª classe. Felizmente os pobres têm lugar e podem aceder a uma educação, dentro do possível, de qualidade. 

 

 Temos dois campos de jogos, um deles graças à Cooperação Portuguesa, assim como os outros edifícios do Centro, e dentro de alguns dias, teremos o campo de football 11.
A Escola primária ficou muito bonita, podem ver as fotos no blog.
Queridas amigas e queridos amigos, no ano 2004, quando chegámos a Inharrime, e apresentava o projecto, as pessoas pensavam que era apenas um sonho. Hoje o sonho tornou-se realidade. É verdade que ainda falta a construção de dois laboratórios, porque, se Deus quiser, no próximo ano, contamos com a 11ª classe, mas se o sonho se concretizou até hoje, continuará a concretizar-se.
A Capela: ainda não dei conta de como vai a construção da capela, porque ainda não foi iniciada. Como vai ser erguida na entrada do Centro, o Sr. Engenheiro achou por bem terminar as construções que se encontravam mais no interior do recinto, para não dificultar a passagem do material. Iniciaremos a construção, antes do fim deste mês. A todos os que colaboraram, oferecendo a sua pedra, mais uma vez a minha e nossa gratidão.
Como sempre já me alonguei de mais, mas é devido à vontade de vos “meter por dentro” de tudo o que aqui se realiza e se vive. Obrigada de coração. Sempre que desejardes saber dos vossos meninos e eu demorar, por favor digam-me; “estou sem notícias de…”
Aceitem o meu abraço amigo, a minha amizade e a profunda gratidão. Sempre vossa Ir. Lucília Teixeira