Carta da Irmã Lucília - Novembro 2010

Postado 2010/11/01

Notícias de Inharime

Queridas madrinhas, queridos padrinhos e  amigos/as,

Depois de me ter encontrado com alguns de vós, embora me soubesse a pouco o tempo que estivemos juntos, quero agora partilhar as notícias, que vão acontecendo neste cantinho de Moçambique para vós tão querido.


Cheguei da Europa dia 5 de Outubro e, dia 15, fizemos a distribuição dos alimentos às famílias de todos as crianças apadrinhadas. Obter a quantidade desejada não foi fácil... O comerciante contactado dizia-nos que tinha tudo pronto uma semana antes mas ainda na véspera tive de fazer 100 km para ir comprar o sabão. Felizmente conseguimos dar aquilo a que os vossos meninos e meninas têm direito!

Está prevista a distribuição do Natal para o dia 22 de Dezembro. Infelizmente os preços dos alimentos básicos sobem sem parar, e torna-se complicado fazer uma previsão do montante necessário para cada abastecimento.

O Centro, no seu conjunto, continua a "qualificar-se" sempre graças à Cooperação Portuguesa, como vos dizia no nosso encontro. A lavandaria ficou muito funcional! Os dois pequenos tanques são agora substituídos por 8; o estendal onde não poucas vezes a roupa lavada varria o chão, está agora, coberto e seguro.

Há lugar para as máquinas de lavar, (aquelas oferecidas pelo Colégio Campo de Flores da Caparica, a quem continuamos a agradecer), há lugar para passar a ferro e armários para guardar a roupa... uma beleza!

 

 

Recebemos da família Soprani, (pai e dilho, que em memória da mãe e da esposa, financiaram a escola Primária), o autocarro para as crianças. Servirá para is buscar as crianças, especialmente quando chover, e para as viagens das internas, uma vez que ficava muito dispendioso usar os meios públicos. Como poderão ver na foto é digno de pessoas tão lindas como as crianças.

 

As três novas salas de aula para o 6º e 7º ano e que no próximo, servirão para o 8º, já estão à altura da cobertura o que nos faz esperar a sua conclusão antes de Janeiro.

Falando da nova construção de salas, tenho uma bela notícias a comunicar. Como sabem as crianças internas andavam 4 km para ir às aulas. A escola onde íam é feita de barracas, deixando passar o sol, a chuva e o vento. O chão de areia e sem carteiras... Sentia-me triste pensando que as nossas meninas tinham saído de lá, para uma c«escola com todas as condições (como aqui se diz) e as outras, daquela zona, ficavam na mesma... A semana passada recebi a notícia que os Amigos de Inharrime da Espanha já conseguiram o dinheiro para fazer a escola de Madovela, assim se chama o bairro, igual à nossa!!! Não vos posso descrever o meu contentamento... Mais uma vez a união faz a força e todos juntos mudamos a vida dos mais pobres!

As fotos de Natal talvez só vos cheguem em Janeiro porque as famílias virão com as crianças depois do levantamento dos produtos. Espero que logo a seguir possamos contar com a Internet para esse fim.

Quero mais uma vez agradecer toda a vossa participação, o vosso carinho e amizade. Conservo o rosto dos que vi, na minha retina e no meu coração. Agradeço também em nome de todas as famílias dos vossos meninos e meninas.

Um abraço muito, muito amigo da vossa Irmã Lucília, que a todos quer muito bem.

O que nos resta dizer é

KANIMAMBO