Lar de Moatize

O NOSSO SONHO
Longos anos após a Irmã Lucília ter ido para Inharrime e ter desenvolvido a grande obra que é o Centro Laura Vicuña, deixando uma marca transcendente neste distrito, foi para Moatize, província de Tete. A Associação Amigos de Inharrime- Portugal, impelida pela confiança profunda que sente pela Irmã Lucília e pelo desejo ardente de contribuir para o desenvolvimento de Moçambique, decidiu estender a sua missão e consequentemente ajudar o povo de Moatize. 
Ao olhar para os dados supra-citados percebe-se claramente a discrepância entre o número de crianças que frequentam o ensino primário, obrigatório e (tendencialmente) gratuito, e o ensino secundário em Moatize. Falta, no entanto, perceber o que acontece a estas crianças (sobretudo raparigas), na sua maioria com 12 anos ou mais. 
Esta pergunta é respondida através da realidade que as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) vivenciam diariamente em Moatize desde 2002. Por viverem inseridas na comunidade perceberam que muitas jovens após completarem o ensino primário casam prematuramente, acabando por engravidar precocemente. As idades precoces, o desenvolvimento imaturo dos seus corpos e o sistema de saúde precário resultam muitas vezes na morte da mãe e do filho. 

Assim, tendo isto em vista, as FMA desejam construir um Centro de Acolhimento para 30 meninas com mais de 12 anos em Moatize. Desta forma, as jovens viveriam num ambiente familiar seguro e propício a completarem o ensino secundário com o maior sucesso possível e, expactavelmente, o ensino técnico ou superior. Em todas as suas obras, as FMA apostam na qualidade da formação integral das crianças e jovens que acolhem, procurando, junto destas, incutir valores e dar ferramentas para que cresçam felizes, capacitando-as, assim, para uma vida adulta responsável e ativa.
O governo de Moatize cedeu um terreno com 1,4 hectares para a construção deste grande milagre. Precisamos agora de amigos benfeitores para realizar este nosso grande sonho!

Veja como pode colaborar na página dos donativos (https://www.amigosinharrime.pt/donativos). Acreditamos que este sonho, não é apenas da Irmã Lucília, da AIP e da comunidade de Moatize, mas também de todos nós, de todos os Amigos de Inharrime. 
Share by: