Bolsas de Estudo

Bolsas de Estudo

Este programa visa criar mais oportunidades para os jovens que estudam em Inharrime,

proporcionando-lhes uma educação e formação para que sejam bem-sucedidos.


Este programa visa criar mais oportunidades para os jovens que estudam em Inharrime, uma vez que o emprego é ainda muito escasso em Moçambique e sem estudos diferenciados a entrada no mercado de trabalho é uma tarefa quase impossível, limitando muitas vezes os jovens à vida doméstica sustentada pela agricultura de subsistência ou por outras pequenas atividades. 


Com este programa, e a par das ambições do governo moçambicano, pretendemos proporcionar a estes jovens uma Educação e Formação que valorizem a capacitação da Pessoa, para que sejam bem-sucedidos a nível pessoal e profissional, e para que possam ter um papel ativo na sociedade e contribuir para o desenvolvimento do país.


Destinatários:

  • Jovens internas do Centro Laura Vicuña, que finalizem com sucesso o 12ºano. São jovens sem qualquer apoio familiar e sem estes apoios não conseguiriam ingressar no ensino superior. 
  • Eleger, anualmente, dois dos melhores alunos, uma rapariga e um rapaz, da Escola Secundária Laura Vicuña, que não tenham condições financeiras para prosseguirem os seus estudos no Ensino Superior ou no Ensino Técnico e Profissional. Transcrevendo as palavras da Irmã Inácia, diretora da escola secundária “são alunos brilhantes, brilhantes mesmo, cheios de potencial”. 

SEJA AMIGO DO FUTURO NO FUNDO DESTA PÁGINA

A Educação é um Direito fundamental, consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Permite os países autonomizarem-se e melhorarem a sua qualidade de vida, como também a que cada pessoa se desenvolva intelectual, emocional, social e eticamente, sendo um dos principais meios para as crianças exprimirem e potenciarem as suas capacidades e talentos e uma das melhores garantias para poderem melhorar as suas vidas, das suas famílias e comunidades. Mais do que conhecimento, a educação é o maior veículo de Liberdade e Cidadania plenas e a principal arma contra a pobreza estrutural de um país e as desigualdades sociais.

"Sem conhecimento ou acesso a informações, como posso saber que tenho direito à saúde e bem-estar, ao meio ambiente saudável, a condições adequadas de trabalho, a ser tratada com dignidade?", interroga-nos Sandra Unbehaum, investigadora sobre Educação e Desigualdade de Género.

Em 2018, o ensino obrigatório e gratuito passou a ser até à 9ª classe, realça-se, no entanto, que as raparigas tendem a abandonar mais precocemente a escola, por gravidez, casamentos precoces ou por serem as cuidadoras da família (dos mais velhos e dos mais novos). O prolongament o dos estudos entre as jovens moçambicanas promove uma maior igualdade de género, garantindo-lhes mais oportunidades profissionais e mais autonomia. 

Contudo, o ensino universitário comporta valores que uma grande percentagem da população moçambicana não consegue suportar. Partindo da observação no terreno e da constatação empírica destas dificuldades, que se agravam ainda mais nas zonas rurais de Moçambique, a AIP decidiu implementar um programa de “Bolsas de Estudo”. Este programa tem o objetivo de contribuir para a Educação em Moçambique, a Emancipação das Mulheres e a Igualdade de Oportunidades, potenciando um futuro melhor e  mais digno às crianças e jovens mais excluídos neste país.

O valor anual das propinas pode variar entre os 250 e os 800 euros. Duas vezes por ano serão enviados relatórios com as notas e o aproveitamento de cada aluno/a no seu curso.

Amigos do Futuro


O novo ano letivo iniciou em fevereiro de 2024!


Contamos com a ajuda de todos para que este seja mais um ano repleto de sucessos académicos!


NABONGA!



Como Ajudar?


Para confirmar o seu apoio nas bolsas de estudo, efetue o seu donativo através de:


Transferência Bancária

Associação Amigos de Inharrime

IBAN PT50 0035 0326 0000598313 061 (Caixa Geral de Depósitos)


Enviando, posteriormente, o comprovativo do pagamento para: amigosinharrime@gmail.com



MBway

Para o seguinte número:

+351 962 274 499


Enviando, posteriormente, uma mensagem para o mesmo número com o fim do donativo e o nome completo do doador.


Descubra Outros Programas

Share by: